segunda-feira, 14 de outubro de 2013

SERÁ MUITO BEM VINDO ESTE PORTO PARA SÃO FRANCISCO.

São Francisco vai ter porto

O presidente do Grupo MPE, Renato Abreu, que tem origem e investe na região embora a sede de seu grupo seja no Rio, foi o único empresário fluminense que participou, a convite do jornal O Globo, de um debate sobre a redução das desigualdades no estado do Rio de Janeiro. Abreu, que hoje preside um dos 200 maiores grupos empresariais do país, com negócios em vários estados, apontou o interior fluminense como área de grande potencialidade para investimentos que venham a proporcionar uma melhor divisão de renda no estado, fazendo, ao mesmo tempo, desinflar a região metropolitana.
Renato Abreu não se limitou, entretanto, a apontar o interior fluminense como área fértil para investimentos seguros. Ele também apontou soluções para a região metropolitana, principalmente no que diz respeito a mobilidade. Para o empresário, o transporte de massa do futuro está nos transportes ferroviários, os chamados monotrilhos.
O MPE é o primeiro grupo a ter uma fábrica de monotrilhos, uma espécie de metrô de superfície, localizada no Rio de Janeiro e com encomendas já feitas por vários estados do Brasil, como São Paulo.
— Temos que repensar a mobilidade nas grandes cidades. É óbvio que ainda teremos décadas de transportes convencionais, e o petróleo continua sendo um excelente negócio para o Brasil, agora aliado ao etanol. Mas, pensando nas próximas gerações, teremos que pensar em transportes de massa eficientes e confortáveis. E também baratos. Esse projeto dos monotrilhos é perfeito e vai mudar o perfil do transporte de massa nas grandes cidades do país — destacou o empresário.
Sobre o futuro da economia fluminense, Abreu disse que o estado do Rio de Janeiro reúne todas as condições para crescer e melhorar a renda das pessoas que vivem nele e ressaltou, ainda, que os empresários têm uma hipoteca social a pagar com a sociedade. Afirmou que investir em cultura e educação é uma necessidade, caso o estado queira mesmo diminuir o abismo entre as várias classes econômicas hoje no Rio de Janeiro.
Do debate com Renato Abreu, moderado pelo editor de Opinião de O Globo, George Vidor, participaram Vicente Paulo Loureiro, representando o governo do Estado do Rio de Janeiro; Mauro Osório, da  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Cezar Vasquez, do Sebrae; e Adriana Freitas, da Lest. Foram horas de debates, repensando muitas coisas do estado do Rio de Janeiro, principalmente a questão de investimentos e de mobilidade.
Fonte: folha da manhã.

Nenhum comentário: