sábado, 12 de outubro de 2013

PONTE DODÔZINHO, PONTE JOÃO FIGUEIREDO, PONTE ALAIR FERREIRA. SEJA QUAL NOME DADO AO SER CONSTRUIDA, O IMPORTANTE É QUE SEJA CONSTRUÍDA.

'Paraíba do sul' vence a licitação



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Pilares do antigo projeto da Ponte SFI-SJB foi descartado

O Consórcio Paraíba do Sul, formado pelas empresas Imbeg e Premag, será responsável pela construção da Ponte João Figueiredo, que ligará os municípios de São João da Barra (SJB) e São Francisco de Itabapoana (SFI), ao custo de R$ 13.064.521,19. A licitação aconteceu ontem, na sede do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), no Rio de Janeiro. Após publicação no Diário Oficial do Estado, haverá a entrega da Ordem de Início de Serviço, prevista para a próxima segunda-feira.

O início das obras, com a estocagem das primeiras vigas que farão parte da estrutura da ponte, deve acontecer no final do mês e a conclusão, em um ano. De acordo com o projeto, a ponte terá 1.344 metros de comprimento e 16,20 metros de largura, incluindo duas faixas de rolamento, duas de acostamento e uma de pedestre. 

A ponte ligará a RJ-196 até Barra do Itabapoana, na divisa com o Espírito Santo. Ligará ainda a RJ-240, no trecho de Açu a Caetá, em SJB, atravessando pela BR-356 à RJ-196. A distância da ponte até Gargaú, no litoral de SFI, será de aproximadamente 19,5 quilômetros e da ponte até Campos, 17,5 quilômetros. A RJ-196 obedecerá ao traçado de 12 metros de largura contendo duas pistas de rolamento e duas de acostamento. 

Trinta anos de espera

Os canteiros de obras devem ser construídos em SJB, próximo a Caetá e na RJ-194, em Campos. A Imbeg foi procurada, porém, a diretoria informou que não estava autorizada a passar nenhuma informação sobre o início das obras. Há pelo menos 30 anos, os dois municípios aguardam a construção da ponte. O projeto antigo, iniciado na década de 80, com a construção dos pilares, foi abandonado sob a alegação de questões ambientais. 

Cerca de 30 empresas chegaram a inscrever para participar do novo processo licitatório, que foi adiado por três vezes porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) pediu vista. Das 30, somente três apresentaram proposta, em uma audiência realizada no dia 13 de agosto e encaminharam toda documentação. Após o prazo de 30 dias, o DER habilitou somente uma empresa, sendo que as outras duas tiveram problemas com documentos. Ambas recorreram e na audiência de ontem tiveram os envelopes de preços abertos. A assinatura do contrato com a vencedora se dará num prazo de 30 dias. Além disso, será nomeada uma Comissão de Fiscalização da Obra.
Fonte: O diário
Felizmente, acho que dessa vez sairá finalmente a tão esperada ponte, embora não seja aproveitada as estruturas já construídas. Aguardemos mais trintas dias antes de comemorarmos, antes de soltarmos aqueles rojões, que até já estão com a validade vencida de tanto adiamento.

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