segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DEPOIS DE DAR UM GIRO PELOS JORNAIS DA REGIÃO, OLHEM O QUE EU ACHEI: OBRA DE PONTE JOÃO FIGUEIREDO SERÁ RETOMADA EM JUNHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

----ESTA É UMA NOTÍCIA, QUE COM CERTEZA, AGRADA A TODOS QUE ANSEIAM POR UMA POSSIBILIDADE DE EMPREGO NO PORTO DO AÇÚ.


Paulo Sergio Pinheiro/DivulgacaoParalisadas há mais de 30 anos, as obras da ponte sobre o rio Paraíba do Sul, que ligará São Francisco de Itabapoana a São João da Barra — inicialmente batizada de João Figueiredo — devem ser retomadas no primeiro semestre deste ano, atendendo a antigas perspectivas econômicas dos dois municípios e oferecendo uma rota alternativa de escoamento para o Porto do Açu. A previsão inicial era de que a licitação fosse realizada ainda em 2011, mas o projeto ainda está em fase de elaboração.


De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), os estudos no local de implantação da ponte já foram realizados e, agora, o projeto está em fase de levantamento de custos, para, então, ser encaminhado para a elaboração de edital e, em seguida, para processo licitatório, que ainda não tem data definida. O DER informou que o atraso foi causado pela necessidade de priorizar outras obras no Estado, como as de emergência na região Serrana.
A expectativa pela construção da ponte cresce no mesmo ritmo do andamento das obras do Porto do Açu. Segundo o prefeito de São Francisco, Beto Azevedo, além de atender aos grandes empreendimentos em instalação no município vizinho, a ponte é importante para o escoamento da produção agrícola e para atender ao aumento do fluxo turístico.


— A construção tem importância muito maior para São Francisco do que para São João Barra, porque o nosso município também pode ser beneficiado pelos investimentos do porto, se pudermos contar com a ponte. Sem falar no crescimento do turismo, com a ligação litorânea entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro — ressaltou o prefeito.
O município de São Francisco já se dedica a estudos para a criação de um distrito industrial, em área a ser desapropriada, inicialmente de 500 mil metros quadrados, para atender a demanda do Complexo Portuário do Porto do Açu, já que, com a ponte, a distância entre os municípios será de apenas 15 quilômetros.

Paralisação logo após colocação de pilares


Os dois municípios aguardam, há pelo menos 30 anos, a conclusão da ponte, que será também uma alternativa à BR 101, a partir da integração do novo anel rodoviário à Rodovia do Sol, no Sul do Espírito Santo. As obras começaram na década de 70, mas foram interrompidas assim que os 18 pilares foram colocados. A estrutura mede 882 metros de comprimento e 14 de largura.


Ano passado, durante visita à região, o vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, se comprometeu em agilizar a retomada das obras, que, orçadas em R$ 100 milhões, seriam feitas a partir de um empréstimo de R$ 1 bilhão.

----Fonte: folha da manhã.

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