segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Porto do Açu quase pronto para operar

Com o fim da turbulência que agitou o mercado, com a saída do antigo controlador Eike Batista, as obras no porto do Açu, em São João da Barra, voltaram em ritmo acelerado, com um novo nome, Prumo Logístico, tocada agora pelo grupo americano EIG. O início da operação do porto está previsto para o primeiro trimestre deste ano.
Quem passa pela BR 356, rumo às praias do litoral sanjoanese, pode perceber o intenso trânsito de caminhões pesados em direção ao Açu. É o progresso da região voltando com força total. Alguns cronogramas foram mantidos, outros tiveram que passar por alterações. Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações, área de 90 km², o empreendimento, que já recebeu investimentos de R$ 4,7 bilhões, é formado pelo Terminal 1 (T1-offshore) e pelo Terminal 2 (T2-onshore).
Algumas empresas dos ramos de petróleo, gás e naval   já estão instaladas  na área doi posto, como a NOV, Technip, Intermoor e Wärtsilä. Outras empresas seguem em processo de licenciamento ambiental e estudos preliminares.
Sobre o porto, a empresa informa que foram concluídas a construção da ponte de 3 km de extensão do Terminal 1, do píer com 2 berços de atracação para movimentação de minério de ferro, píer de rebocadores, canal de acesso e a bacia de evolução. A construção dos blocos de concreto que irão compor o quebra-mar do terminal, que também será utilizado como píer para movimentação de petróleo, foi iniciada no 1º trimestre de 2013. Já foram assentados nove blocos de concreto. Além disso, a montagem das máquinas que atuarão no terminal de minério foi concluída. Os equipamentos farão empilhamento, recuperação e embarque de minério de ferro.
O canal do Terminal 2, que começou a ser construído em agosto de 2011, já conta com mais de 6 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade. No total, ele terá 6,5 km de extensão, 13 km de cais, 300 metros de largura e profundidade que varia entre 10,5 e 14,5 metros. Em 2013, foi iniciada a construção do cais de apoio offshore e a primeira fase de obra, com a construção de 1.500 metros de cais. A draga Cyrus II, da empresa holandesa Boskalis, está atuando na dragagem do canal e nas bermas localizadas em frente ao cais das áreas dos clientes do terminal. A previsão de finalização é outubro deste ano.
Também estão em andamento obras de construção do canal de acesso, da bacia de evolução, dos blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar e a implantação da linha de transmissão

Fonte: Folha da Manhã.

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