sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CHEGOU A VEZ DO PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR DE CANA DE AÇÚCAR.


Asflucan inicia cadastro para subsídio


  • Cadastramento na Asflucan vai até 23 de novembro
Cadastramento na Asflucan vai até 23 de novembro

A Associação Fluminense dos Produtores de Cana (Asflucan), em Campos, faz até 23 de novembro, o cadastramento dos pequenos produtores de cana que forneceram matéria-prima na safra 2010/2011, para que eles possam receber o subsídio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), conseguido a partir de intervenção do deputado federal Anthony Garotinho (PR).
Cada produtor receberá R$ 5,00 por tonelada de cana fornecida. O benefício foi estendido também aos produtores do estado do Espírito Santo. Podem se cadastrar na Asflucan fornecedores dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense. Fornecedores capixabas serão cadastrados a partir de 1º de outubro.
Critérios - O subsídio é destinado a produtores que forneceram até 10 mil toneladas, e beneficia quem entregou cana mediante comprovação por meio das notas fiscais, no período de 1° de maio de 2010 a 30 de abril de 2011, para os produtores no estado do Rio; e 1° de agosto de 2010 a 31 de julho de 2011, para os produtores de áreas da Sudene.
O diretor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Cid Caldas, lembrou que esse é o terceiro ano que o governo beneficia o setor, com políticas voltadas principalmente aos pequenos produtores. Ele destaca que quase todos, cerca de 96% desses produtores, produzem menos de mil toneladas por safra.
Benefício para 5 mil produtores
O presidente em exercício da Asflucan, Frederico Veiga, lembra que os principais motivos da luta da Asflucan pelo subsídio foi a alteração que se verifica no clima da região, com prolongada seca, com a conseqüente perda da produção, que em 2010 foi de cerca de 30%, e a redução de 50% do parque industrial, com o fechamento das duas maiores usinas do Estado do Rio. “A Asflucan espera cadastrar cerca de 5 mil produtores, que devem procurar a entidade o mais rápido possível”, orienta.
Fonte: O Diario.

Nenhum comentário: