domingo, 2 de setembro de 2012

ALGUMAS IMPORTANTÍSSIMAS INFORMAÇÕES NA HORA DE VOTAR.


Urna Eletrônica garante sigilo total




A urna eletrônica é totalmente sigilosa e não deixa nenhum rastro que possa ligar o voto ao eleitor. A garantia é ditada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através do Guia do Eleitor, com perguntas e respostas didática que O Diário tem publicado, em séries, com orientações sobre as eleições. “Nem mesmo os juízes ou técnicos da Justiça Eleitoral têm como saber em quem os eleitores votaram”, diz o TSE, ao responder à indagação selecionada pelo próprio tribunal: “Alguém tem como saber em qual candidato eu votei”? O Guia explica, também, que “a urna eletrônica somente grava a indicação de que o eleitor já votou; não há nenhuma possibilidade de se verificar em quais candidatos um eleitor votou”.
Na sequência, o TSE orienta também que, no momento da votação, o eleitor deverá apresentar documento de identificação com foto e o título de eleitor. “Entretanto, a ausência do título não o impedirá de votar”, ressalta, apontando os documentos oficiais para comprovação da identidade do eleitor.
A votação por meio das urnas eletrônicas é segura? 
Sim. Todas as informações carregadas na urna são identificadas pelas respectivas assinaturas digitais, garantindo a integridade e a inviolabilidade. O conjunto formado por todas as informações geradas pelas urnas recebe também uma assinatura digital para assegurar a integridade desse conjunto. Há o registro de todas as ocorrências na urna (físico e lógico). Após o encerramento da carga, a urna recebe o lacre físico como medida protetora contra violação. A urna assim preparada só realiza todas as operações no dia e na hora predeterminados. Caso seja ligada antes do dia da eleição, é apresentada uma tela, em que é solicitado que se aguarde o dia e a hora do início da eleição.
Alguém tem como saber em qual candidato eu votei?
Não, apenas se você contar. A urna eletrônica é um meio seguro de votação. Ela é totalmente sigilosa e não deixa nenhum rastro que possa ligar o voto ao eleitor. Nem mesmo os juízes ou técnicos da Justiça Eleitoral têm como saber em quem os eleitores votaram. A urna eletrônica somente grava a indicação de que o eleitor já votou; não há nenhuma possibilidade de se verificar em quais candidatos um eleitor votou. Não acredite se algum candidato ou cabo eleitoral lhe disser que tem como saber em quem você votou. Isso é apenas uma forma de intimidação. O direito ao sigilo do voto é uma importante conquista – garantida até pela Constituição – e permite que você exerça sua cidadania votando, exclusivamente, com base na sua consciência.
Quais documentos devo levar quando for votar?
No momento da votação, o eleitor deverá apresentar documento de identificação com foto e o título de eleitor. Entretanto, a ausência do título não o impedirá de votar. São documentos oficiais para comprovação da identidade do eleitor: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais); certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação com foto. Não serão admitidas as certidões de nascimento e de casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votação.
O voto é obrigatório nos dois turnos? Se eu não votar no primeiro turno, poderei votar no segundo turno?
Sim, o voto é obrigatório nos dois turnos. Porém, o eleitor que não votou no primeiro turno deve justificar a ausência e votar normalmente no segundo turno.

Fonte: Site TSE.




Nenhum comentário: