sexta-feira, 22 de abril de 2011


GRANDES OPORTUNIDADES NO LITORAL DO NORTE FLUMINENSE


Extraordinário gigantismo do complexo do Açu


Operação do Porto do Açu tem previsão de ser iniciada em 2012

O Superporto do Açu, ou simplesmente Porto do Açu, no quinto distrito de São João da Barra, é um empreendimento logístico da empresa LLX Logística S.A., através de suas subsidiárias, LLX Porto do Açu Ltda. (LLX Açu) e LLX Minas-Rio Logística Ltda. (LLX Minas Rio). Faz parte de um projeto maior do grupo EBX, controlado pelo bilionário Eike Batista, e prevê um modelo de condomínio industrial/logístico sem precedentes no País.

O complexo corresponde ao maior investimento em infraestrutura portuária das Américas. Sua construção teve início em outubro de 2007 e sua operação está prevista para ter início no primeiro semestre de 2012. Com retroárea de 90 km², que representa aproximadamente 20% de todo o território do município de São João da Barra, equivalente à cidade de Vitória (ES), o porto servirá de indutor do desenvolvimento da região, já que atrai uma série de indústrias pelas facilidades logísticas e pelas sinergias entre os empreendimentos previstos.

Se todas as negociações anunciadas se confirmarem serão investidos de maneira direta, através de agentes públicos e principalmente privados, aproximadamente US$40 bi na região, alterando radicalmente o perfil demográfico, social e principalmente econômico do Norte Fluminense. Espera-se que no auge da fase operacional sejam gerados 50 mil empregos diretos na área do porto. Além de um estaleiro e duas termoeletricas, montadoras de veículos, siderúrgicas e cimenteiras já se comprometeram, através de memorandos, em se instalar no Açu.

Nenhum comentário: