O ministro Aloizio Mercadante apresentou o documento nesta segunda (30).
Guia traz detalhes sobre a correção e dá exemplo de redações nota 1.000.
O Ministério da Educação divulgou, na tarde desta segunda-feira (30), o manual "A redação no Enem 2012 - Guia do Participante", um documento destinado aos mais de 5,7 milhões de estudantes que se inscreveram para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 50 páginas, o manual esclarece com detalhes as novas regras de correção da prova de redação do exame, que acontece nos dias 3 e 4 de novembro.
Segundo presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, o objetivo do material é detalhar os critérios utilizados na correção e tornar o processo mais transparente. Em 2011, mais de 120 estudantes entraram na Justiça para pedir vistas da prova, por não concordarem com o resultado. Até o fim de janeiro, em 79 casos a Justiça exigiu uma nova correção da redação, e apenas dois casos resultaram em alteração de nota.
"No guia está definido o que se espera de cada uma das competências da
redação com exemplos. Queremos dar mais objetividade à correção de um
texto que é subjetivo", disse o ministro Aloizio Mercadante nesta
segunda, em entrevista coletiva, em Brasília.
A nota final da redação do Enem
--que vai de 0 a 1.000-- é calculada pela média aritmética das duas
notas atribuídas à prova por dois avaliadores independentes. Cada um
deles avaliará cinco competências, que permanecem iguais às das edições
passadas do exame (veja abaixo). O candidato pode somar no máximo 200 pontos em cada competência.
VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM | |||
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Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita | |||
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | |||
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | |||
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. | |||
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. | |||
Fonte: Inep e G1 |
Faça o DOWNLOAD do guia completo clicando AQUI
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